Preferência
Desde quando conheci meu marido, sempre o ouvi dizer: " Vamos dar preferência ao Fulano". Essa frase nunca fez muito sentido para mim, era mais uma daquelas coisas que a gente faz sem entender o porquê. Às vezes, cofesso, me irritava. " Para que desviar do meu caminho e ir lá no Fulano se posso comprar a mesma coisa aqui do lado?" eu perguntava. "Porque a gente tem que dar preferência aos nossos amigos", era sempre a resposta.
No meu mundo até então, de jornalista, essa tal preferência nunca existiu. Preferência em que? Alguns amigos poderiam até comprar a revista ou jornal para ler minhas matérias, mas o que isso mudaria na minha via? Na assessoria de imprensa um colega da redação poderia até me favorecer um dia, dando preferência a um assessorado em determinada pauta. Raro e talvez um pouco antiético, não?
Enfim... Há um ano me tornei, meio sem querer, além de jornalista, microempresária. Eu e meu marido temos agora uma livraria. Embora vender livros soe glamouroso, na verdade é um comércio como qualquer outro. Admirável é a mudança de olhar de uma jornalista ao ter seu próprio negócio. Observo cada loja, cada empreendimento com uma visão não apenas de consumidor, mas de colega. Analiso o que há de bom e ruim, o que posso aplicar na minha loja e o que não devo fazer nunca . E torço - como torço - para que os novos empreendimentos sejam bem sucedidos. Faço questão de voltar ou indicar um estabelecimento novo, no qual vejo os donos ralando, dando o sangue para fazer o negócio vingar.
Assim aprendi a importância da tal preferência , pois só agora sei a diferença que faz no final do mês as pessoas que te conhecem comprarem de você ( sejam livros ou viagens - meu marido tem agência)!
Portanto, vai aqui a minha dica: sempre que possível, dê preferência, os amigos agradecem!!!

Marcadores: comércio, livraria, preferencia
2 Comments:
Adorei! Não sei se dou preferência com tanta ênfase (no sentido do Jú), mas certamente sou fiel aos bons produtos e atendimentos!
Tá chegando a hora!
beijossssss
dar preferência aos amigos é a salvação do Homem amiga.
Te amo e senti falta da ligação de vcs...
Estou indo para Ribs hj num casório bate-e-volta, como sempre. Estréio terça. Venha uma terça dividir essa cidade comigo e desfrutar o submundo das artes...rsrs
bjoss
Postar um comentário
<< Home